Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 21 visitantes online.

 O Município de Prados

A cidade de Prados localiza-se a 190 quilômetros de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais, também conhecida como Campos das Vertentes, ocupando uma faixa territorial de 263,7 quilômetros quadrados. As principais vias de acesso para a região pradense são a BR-040, a BR-383 e a BR-265.

Os municípios limítrofes são: ao norte e nordeste, Lagoa Dourada e Carandaí; leste e sudeste, Dores de Campos e Barroso; sul e sudoeste, Barbacena e São João del Rei; a oeste, Tiradentes e, finalmente, a noroeste, Coronel Xavier Chaves.

O município é composto atualmente, segundo o IBGE, de apenas um distrito – o Sede – e três povoados, Estação de Prados, Pitangueiras e Vitoriano Veloso, este último popularmente conhecido como Bichinho – tal nomenclatura em razão da grande ocorrência de animais silvestres no passado da região; além de inúmeros pequenos aglomerados e propriedades rurais.

Segundo dados do Censo/2000, a população contempla cerca de 7.704 habitantes: 4.247 residem na área urbana, enquanto os outros 2.714 moram nas zonas rurais2.

O clima da região é tropical com 20ºC de temperatura média anual; a temperatura máxima chega a 28ºC e a mínima registrada foi 9,4ºC. O período chuvoso acontece de novembro a fevereiro e o período seco entre março e maio.

Prados está em uma área de transição, tanto do ponto de vista do relevo como da vegetação. O relevo faz parte do planalto Sul de Minas, que se estende da Serra da Mantiqueira, a leste, aos relevos modelados em rochas sedimentares, a oeste e ao norte. A topografia distribui-se em sua maioria do tipo montanhoso (50%), também registrando 38% de área ondulada e o restante em planos (12%).

Quanto à vegetação, há presença de espécies tanto da floresta tropical como do cerrado - em manchas esparsas; a vegetação de campos de altitude é a mais comum no município, principalmente nas áreas mais elevadas.

A hidrografia pradense, pertencente à Bacia do Rio Grande, apresenta como principais cursos d’águas o Rio das Mortes e seus afluentes, rios Carandaí e Elvas e o Ribeirão do Pinhão – este último, aliás, estende-se sob a área mais baixa da localidade (885 metros). Em contraste a essa altitude, o ponto mais elevado do município consiste na Serra São José, a qual chega a atingir 1.430 metros; a sede está a 1025 metros de altitude. O distrito Sede é cortado pelo Córrego de Prados, que marca o fundo de vale do local.

O ramal ferroviário de Prados faz parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), aberta em 1880, ligando as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde, foi prolongada até São João del Rei (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo Barra do Paraopeba em 1894. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu - Barra) e, o último, em 1984 (Antonio Carlos - Aureliano), com exceção dos trechos São João del Rei - Tiradentes e Aureliano - Divinópolis - ligando hoje Lavras a Belo Horizonte que se conservam em atividade. A estação de Prados foi inaugurada em 28 de agosto 1881. Com a erradicação da linha, em dezembro de 1984, a estação foi fechada. Atualmente encontra-se abandonada.
O município integra o circuito turístico denominado Trilha dos Inconfidentes. Prados e os demais municípios do circuito evocam tradição e poesia, guardando em seus caminhos e recantos parte significativa da história de Minas e do Brasil. No que se refere ao patrimônio histórico-cultural de Minas Gerais, a Trilha dos Inconfidentes é um dos mais representativos circuitos turísticos do Estado.

Prados possui mínimo corpo normativo de controle de parcelamento e ocupação do solo urbano, composto apenas do Estatuto da Cidade – Lei Federal 10257/01.

Por ocasião do tombamento federal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, foram estabelecidas normas de intervenção urbano-arquitetônica para a área delimitada como entorno do bem tombado, definidas pela portaria 08/2002 de 31 de julho de 2002, assinada pelo então superintendente regional da 13a Superintendência Regional do IPHAN, Sérgio da Silva Abrahão. O perímetro de entorno ao tombamento da referida Matriz abrange uma parcela considerável do centro urbano pradense, onde estão localizados os imóveis mais antigos do município.


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: