Menu Lateral
 
Prados, 18 de Novembro de 2017 :: 23 visitantes online.

JANEIRO

Festa de São Sebastião: Ocorre entre os dias 11 e 20 deste mês, sendo a festa no Domingo mais próximo ao dia 20. Novena realizada em homenagem ao mártir, promovida pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A novena é acompanhada pela orquestra e coral da Lira Ceciliana. No Domingo pela manhã é celebrada a missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e à tarde ocorre a procissão de cavaleiros com a imagem do Santo, leilões de gado e porcos, produtos agrícolas e caseiros; cuja renda é revestida em benefício da paróquia e em serviços assistenciais.

Folia de Reis: Grupos de Congado e Folia homenageiam os Santos durante este mês. Prados possui três grupos de Folia, a Folia de Reis, a Folia de São Sebastião e a Folia do “Folha Larga”, pertencente a uma comunidade do município que vem mantendo a tradição há mais de cem anos.

MARÇO

Semana Santa: Acompanha o calendário de feriados nacionais. Ritual tradicional em Prados, encena todos os quadros da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Conta com o apoio da Lira Ceciliana, que executa músicas religiosas do Barroco Mineiro, de compositores regionais como Lobo Mesquita e Pe. José Maria Xavier.
- Inicia-se no Sábado anterior ao Domingo de Ramos, quando se realiza a procissão do Depósito, saindo da Matriz para a Capela do Rosário ao som de marchas executadas pela Lira Ceciliana. Inicia com a procissão do Triunfo de Nosso Senhor.
- O Domingo de Ramos inicia com a Santa Missa na Matriz, após a missa, no adro da Capela do Rosário é dada a Benção dos Ramos, seguida da Procissão de Ramos até a Matriz.
- Na Segunda-feira, a Procissão do Encontro sai da Capela Nossa Senhora do Rosário com o cortejo levando Nosso Senhor dos Passos para os Cinco Passos da Paixão, indo de encontro, o cortejo saindo da Matriz com Nossa Senhora da Conceição, após o encontro, a banda toca marchas.
- Na Terça e na Quarta feiras saem a Procissão do Depósito, de Nossa Senhora da Conceição e da Soledade de Nossa Senhora, respectivamente; acompanham coral e banda.
- Na Sexta-feira, acontece a cerimônia do Descendimento da Cruz, seguida da Procissão do Senhor Morto, acompanhado pelos doze apóstolos carregando os martírios, acompanhados por personagens bíblicos vestidos à época, ao som da marcha fúnebre.
- No Sábado, pela manhã é celebrado o Ofício de Trevas; a imagem do Senhor Morto fica exposta na capela do Santíssimo Sacramento para visitação dos fiéis, a meia noite a Procissão da Ressurreição serpenteia ao som dos repiques dos sinos e da banda.
- A celebração encerra no Domingo da Ressurreição com procissão com a imagem de Nossa Senhora, e na Matriz o canto do TE DEUM LAUDAMUS.

MAIO

Mês de Maria: Neste mês comemora-se o mês de Maria nos bairros do município. A primeira semana é no Bairro Atalaia, a segunda semana é no Bairro Quebra Castanha, a terceira semana é no Largo do Narciso no Centro, e na quarta semana é no Bairro Jardim Primavera. Todos com barraquinhas de brincadeiras e comidas típicas, e leilões de alimentos em benefício à paróquia.

MAIO / JUNHO

Corpus Christi: É a celebração do Corpo de Deus, com a Procissão do Santíssimo Sacramento percorrendo as ruas enfeitadas da cidade por tapetes cobertos com serragem colorida, flores, balões, arcos e fitas; todos representando temas bíblicos. Após a procissão, missa campal no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

JUNHO

Festa de Santo Antônio: É realizada no dia 13 de Junho, feita pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Com o objetivo de pregar a palavra de Deus para o crescimento integral do participante, a festa começa às oito horas da manhã com a benção dos pães. Às 18:30 acontece a procissão com a imagem de Santo Antônio, logo após é celebrada a Missa Festiva e então dá-se o encerramento com quadrilhas às 20:00 e leilões logo em seguida. A festa é abrilhantada pela Banda de Música da Lira Ceciliana.

Festa de Nossa Senhora do Livramento: Acontece no povoado do Livramento, sendo realizada no último final de semana de Junho. Originária da década de 30, a festa tem como objetivo angariar fundos para a manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Prados e para obras assistenciais sociais da paróquia, com duração de três dias tendo o Domingo como o dia principal. Nesse período ocorrem Missas, Procissões, barraquinhas, fogueiras, leilões e danças folclóricas. No interior da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, há uma sala de milagres atribuídos a Nossa Senhora, onde há quadros e retratos representando as graças alcançadas. A festa atrai muitas pessoas, principalmente de cidades vizinhas.

JULHO

Festa de Nossa Senhora do Carmo: É realizada no Bairro da “Rua de Baixo”, em frente à capela erguida em sua homenagem, com Tríduo preparatório e dia festivo.

AGOSTO

Festa do Sagrado Coração de Jesus: Acontece na última semana do mês. É realizada na comunidade rural do “Carandaizinho”, na igreja localizada nessa comunidade. Com Tríduo preparatório e dia festivo.

SETEMBRO

Festa de Nossa Senhora das Graças: Acontece na primeira semana do mês, na comunidade rural do “Sítio”. Com Tríduo preparatório e dia festivo.

Festa de Nossa Senhora da Penha de França: É realizada no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho). Apesar do povoado pertencer a cidade de Prados, as suas festas religiosas pertencem a Paróquia de Santo Antônio, de Tiradentes.

Festa de Santa Terezinha: Acontece na última semana do mês, no bairro do “Atalaia”, em frente à capela da Santa. Com Tríduo preparatório e dia festivo.

OUTUBRO

Festa de Nossa Senhora do Rosário: Ocorre na última semana do mês. É uma grande festa na cidade; em frente à Capela do Rosário, após o Tríduo, têm apresentação de grupos de Congados vindos das cidades vizinhas como Coronel Xavier Chaves e São João Del Rei.

NOVEMBRO

Festa de Santa Cecília: É uma homenagem que os músicos da Lira Ceciliana fazem a Santa, com uma pequena procissão e apresentação musical.

DEZEMBRO

Festa de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira): Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, é festejada com grande pompa no dia 08 deste mês. A festa é precedida de uma novena que conta com a participação da Orquestra da Lira Ceciliana. A novena inicia-se no dia 29 de Novembro, sendo que o auge da festa dia 03 de Dezembro, quando se realiza uma Missa cantada e “Te Deum”. Observa-se grande influência da música popular folclórica, notadamente as modinhas, nas composições eruditas sacras. No dia da festa, há procissões, celebração de missa solene, alvorada e leilões. Tem-se notícia desta festa desde 1716, quando originou o primeiro nome do povoado.


 


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: