Menu Lateral
 
Prados, 17 de Agosto de 2017 :: 28 visitantes online.

Foto: Léo Carvalho

O povoado que originou a atual cidade de Prados surgiu em princípios de século XVIII, em decorrência da atividade de mineração desenvolvida naquela área. A fixação na localidade data de 1704, quando os irmãos Manoel e Félix Mendes do Prado, vindos de Taubaté-SP, iniciaram ali a exploração do ouro.

A povoação que logo surgiu teve como primeiro templo uma humilde capelinha coberta de sapé, consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Pouco depois, um dos ricos fundadores, já então senhor de considerável fortuna, juntamente com outros habitantes ricos, contrataram artistas de artistas de comprovada competência e entregaram-lhes a incumbência de construir um magnífico templo. Suas obras, desde logo iniciadas, só puderam ser terminadas 50 anos depois, sem que tivesse havido interrupção nos trabalhos.

Foto: Léo Carvalho

A povoação que então se formou teve rápido crescimento, sobretudo por ser passagem de tropas e boiadas que do centro das minas dirigiram-se para a Zona da Mata.

A localidade de Prados pertenceu a São João del-Rei, atual Tiradentes, desde que foi criada essa vila, em 1718, até o ano de 1890, quando o próprio arraial foi elevado a categoria de vila, com a criação do município autônomo, recebendo o título de cidade em 1892.

Com o esgotamento das jazidas de ouro na região, o arraial de Prados partiu para uma nova alternativa econômica, com a instalação de pequenas indústrias de artefatos de couro, cujo desenvolvimento transformou a localidade num importante centro mineiro de exportação industrial e artesanal do couro.

Prados sempre manteve relevante destaque na área cultural, sobretudo no campo da música. Já em 1858 havia sido fundada a corporação Banda-Lira Ceciliana que até hoje mantém orquestra sacra, banda de música e coral em plena manutenção de suas festas mais tradicionais, de seu rico artesanato, e sobretudo pelo valioso acervo artístico-histórico, representado por monumentos religiosos urbanos e rurais ricos em elementos arquitetônicos e ornamentais de feição barroco-rococó e por remanescente casario ainda em linhas construtivas dos séculos XVIII e XIX.

Atualmente a economia local vem buscando alternativas de renda na área turística, principalmente no artesanato, que já possui reconhecimento internacional.


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: